Livro "2009 / 2019 - UMA DÉCADA A VALORIZAR O TERRITÓRIO" e Guia de viagem  “ROTEIRO À DESCOBERTA DO LITORAL SUDOESTE”

É com grande satisfação que a Sociedade Polis Litoral Sudoeste SA apresenta e disponibiliza ao público o livro “2009 / 2019 - UMA DÉCADA A VALORIZAR O TERRITÓRIO”, onde, pelas imagens, textos e números das intervenções, se pode ficar a conhecer o trabalho realizado desde 2009 no Litoral Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Decorridos estes anos, este território apresenta-se hoje mais qualificado, com renovadas condições de fruição e utilização mais seguras para as várias atividades que aqui decorrem.

A operação de requalificação e valorização levada a cabo nesta parcela de território nacional, com 9.500 ha, 150 km de frente costeira e em cinco municípios - Aljezur, Odemira, Santiago do Cacém, Sines e Vila do Bispo, tinha como objetivo valorizar o património, qualificar o território e diversificar a sua vivência.

Acreditamos que estes objetivos foram cumpridos e que se promoveu uma nova cultura de prevenção, defesa e valorização costeira, num território de qualidade, naturalmente preservado para si.

Espero que goste tanto como nós!

Tendo em conta o valor patrimonial do território onde a Sociedade Polis Litoral Sudoeste trabalhou nestes últimos 13 anos, resolvemos ir mais além.

Assim apresentamos e disponibilizamos ao público um Guia de viagem para este Território, a que chamamos “ROTEIRO À DESCOBERTA DO LITORAL SUDOESTE”.

Este Roteiro, com texto bilingue (em língua portuguesa e inglesa) tem como objetivo ajudar todos os que queiram percorrer esta magnífica parcela da costa Portuguesa e ficar a conhecer os valores naturais: faunísticos, florísticos, geológicos e o respetivo património cultural: edificado, arqueológico, paleontológico, praias e portinhos de pesca deste território, inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.

Guia.jpg

Pegue no seu Roteiro e vá percorrer este litoral, no terreno, ou a partir de casa, e venha:

  • CONHECER O LITORAL ALENTEJANO E A COSTA VICENTINA, onde encontra informações gerais sobre este território, os seus usos e costumes e os principais habitats e espécies que nele ocorrem;

  • Fazer UMA VIAGEM, OS CAMINHOS E OS LUGARES, onde encontra informações específicas sobre cada um dos 10 troços, costeiros em que foi dividida a caracterização deste território;

  • e SABER +, onde pode ficar a saber mais um pouco sobre um conjunto de determinadas espécies da flora ou da fauna, sobre geologia, paleontologia, património e artes da pesca, que têm lugar neste território do Litoral Sudoeste.

Mas, se ainda assim, encontra mesmo motivos para sair à descoberta deste território fantástico, fotografe e aceite o desafio de partilhar as suas fotografias nas redes sociais com o tag #litoralsudoeste.