2011.12.06

Elaboração do Projeto da Ecovia e Ciclovias do Litoral Sudoeste

Foi lançado em 14 de outubro o concurso público para "Elaboração do Projeto da Ecovia e Ciclovias do Litoral Sudoeste" do Programa Polis Litoral Sudoeste.

O Projeto a realizar de norte para sul, tem início na Lagoa de Santo André, passa pela Lagoa de Sancha e liga a sul com Sines e São Torpes, a partir de onde tem um percurso previsto até Sagres, de onde segue para nascente, até à Praia do Burgau.

Esta ação visa dotar este território de um equipamento de mobilidade sustentável capaz de gerar atração e criar um produto turístico complementar ao sol e praia, bem como contribuir para a promoção e valorização dos recursos endógenos - património natural, histórico e cultural.

Para tal, o trabalho contempla a definição de um percurso para uma grande rota - Ecovia (de características rurais e maior integração na paisagem natural), uma lógica mais ligada ao cicloturismo, que liga concelhos, aglomerados urbanos, praias e outros pontos notáveis do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e estes à Ecovia do Algarve.

As Ciclovias terão características de conceção mais urbanas, que permitam a ligação dos núcleos urbanos mais importantes e interiores às zonas balneares, especialmente onde os declives e enquadramento paisagístico e ambiental forem mais favoráveis.

Please reload