2013.04.17

Projeto de Reposição das Condições de Ambiente Natural pela Recuperação e Proteção dos Ecossistemas Costeiros em Santo André

No passado mês de outubro, foi concluído o Concurso Público de Conceção para a Elaboração do Projeto de Reposição das Condições de Ambiente Natural pela Recuperação e Proteção dos Ecossistemas Costeiros em Santo André. Boaventura Afonso – Estudos, Projetos e Consultoria Ambiental, Lda., foi o concorrente selecionado para a concretização dos trabalhos.

A intervenção na Praia da Costa de Santo André, Santiago do Cacém, tem como finalidade a recuperação e salvaguarda dos ecossistemas lagunares e dunares bem como o controlo e disciplina da ocupação antrópica relacionada com a atividade balnear. Pretende-se também a criação dos acessos à zona de praia através de passadiços de madeira e pontos de descanso com vista à melhoria das condições de conforto dos utentes. De salientar que parte destes percursos serão ainda aproveitados e direcionados para a sensibilização e interpretação ambiental.

Com vista à proteção e recuperação do ecossistema adjacente é objetivo adotar técnicas de controlo de espécies invasoras e efetuar a consolidação da morfologia dunar através de plantações e reconstrução por meio de captadores de sedimentos.

É igualmente objeto de intervenção o parque de estacionamento de apoio à atividade balnear, com a apresentação de duas propostas – uma provisória, que responde às condicionantes atuais do espaço, e uma solução definitiva possível de implementar após a aplicação do Plano de Pormenor.

Please reload