2013.04.18

Ações previstas para a Zambujeira do Mar e Praia dos Alteirinhos já apresentadas

Teve lugar no passado dia 8 de abril, na Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense, a apresentação pública da Sociedade Polis Litoral Sudoeste relativa às intervenções previstas para a Zambujeira do Mar e para a Praia dos Alteirinhos.

Nesta ação estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, o Presidente da Junta de Freguesia da Zambujeira do Mar, Hélder Ledo António, e a Engª Valentina Calixto, Vogal do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Sudoeste que, juntamente com o Arquiteto Pedro Batalha (em representação da PB Arq, que está a desenvolver o projeto de requalificação da Zambujeira do Mar) e a Arquiteta Paula Silva (em representação da COBA, que está a desenvolver o projeto da Praia dos Alteirinhos), explicaram aos presentes os objetivos das intervenções previstas.

A Engª Valentina Calixto começou por apresentar a Sociedade Polis Litoral Sudoeste, assim como os objetivos gerais de cada um dos projetos. No que respeita ao projeto da Zambujeira do Mar, explicou que a intervenção tem em vista a requalificação e valorização desta localidade, nomeadamente através da organização do espaço urbano pedonal e automóvel e de infraestruturas, de forma a atenuar fenómenos de erosão costeira e prevenir situações que coloquem em causa o património natural. O Arquiteto Pedro Batalha, responsável pelo projeto da Zambujeira do Mar, expos de forma mais detalhada e focando aspetos mais técnicos, as propostas de intervenção na zona prevista.

Relativamente aos objetivos da intervenção na Praia dos Alteirinhos, a Engª Valentina Calixto explicou que o projeto visa a valorização e a qualificação desta praia demonstrando a importância de conciliar a afluência turística com a proteção e valorização dos recursos naturais.

Mais pormenorizadamente, a Arquiteta Paula Silva explicou que os objetivos deste projeto passam pela ordenação da circulação automóvel e pedonal previstas para a Praia dos Alteirinhos, bem como a beneficiação de acessos viários, pedonais e bolsas de estacionamento. Pretende-se ainda proceder à recuperação e desnaturalização de áreas degradadas.

No final da apresentação das propostas de intervenção, teve lugar o esclarecimento de dúvidas, onde uma plateia bastante interventiva viu esclarecidas as suas questões.

Apresentação pública das intervenções na Zambujeira do Mar e Praia dos Alteirinhos disponível para download aqui.

Please reload