2014.06.25 (41.2014)

Polis Litoral Sudoeste conclui a empreitada de valorização e requalificação da praia do Martinhal

A sociedade Polis Litoral Sudoeste deu por concluída a empreitada de valorização e requalificação da praia do Martinhal, no concelho de Vila do Bispo, uma intervenção orçada em cerca de 135 mil euros, que contou com cofinanciamento comunitário através do Programa Operacional do Algarve – PO Algarve 21.

O projeto, a cargo da COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A., atendeu à elevada sensibilidade ecológica e qualidade paisagística do local, já que ao criar um passadiço sobreelevado, e balizado, ao longo do acesso viário, se procurou respeitar a dinâmica natural da duna existente, possibilitando o seu desenvolvimento. Este passadiço induz igualmente os utilizadores a uma disciplina de percurso, não permitindo o atravessamento desregrado da duna, e canalizando o acesso ao areal para dois corredores específicos.

Foram realizados trabalhos de reperfilamento e balizamento do acesso viário e foram criadas três bolsas de estacionamento. A empreitada, a cargo da Vibeiras, S.A., incluiu igualmente trabalhos de limpeza geral e remoção de vegetação infestante em toda a área de intervenção e plantação de pinheiros na zona do estacionamento.

A sociedade Polis Litoral Sudoeste reconhece que para compatibilizar a salvaguarda dos sistemas naturais com a utilização pública dos espaços balneares, torna-se necessário encontrar um (nem sempre fácil) compromisso entre as restrições e a criação de condições de usufruto destes espaços. Por um lado, é necessário garantir a efetiva salvaguarda do património natural e paisagístico, e por outro, a compreensão e adesão do público às restrições necessárias, como sejam neste caso específico, a formalização de apenas dois corredores de acesso à praia e o estacionamento nas bolsas definidas para o efeito. Desta forma, garantiu-se a conservação do cordão dunar e da lagoa do Martinhal, indevidamente utilizada como parque de estacionamento.

Esta ação faz parte um conjunto alargado de intervenções de valorização e requalificação de espaços balneares que a sociedade Polis Litoral Sudoeste está a desenvolver ao longo dos 150 km de frente costeira que constituem o litoral alentejano e costa vicentina.

Please reload