2014.07.10 (47.2014)

Praia de Vale Figueiras requalificada em intervenção do Polis Litoral Sudoeste

A sociedade Polis Litoral Sudoeste concluiu no passado dia 28 de maio de 2014 a empreitada de valorização e requalificação da praia de Vale Figueiras, situada na zona das Alfambras, no concelho de Aljezur. Esta intervenção, orçada em cerca de 180 mil euros, contou com cofinanciamento comunitário através do Programa Operacional do Algarve – PO Algarve 21.

 

Abrangendo uma área superior a 15.000 m², o projeto, da responsabilidade do arquiteto António Marques, tinha como objetivos a adequação das acessibilidades ao atual padrão de utilização da praia, já muito associada ao lazer e desportos náuticos, promovendo a redução de conflitos entre automóveis e peões, o ordenamento e melhoria dos estacionamentos e a redução de espécies de plantas exóticas.

 

Assim, a empreitada consistiu na reformulação da via de acesso à praia através do seu reperfilamento e pavimentação do troço mais íngreme e na colocação de delimitadores de circulação. O acesso a esta praia é feito por uma via estreita e ingreme por entre um vale, facto que determinou a opção pela construção de uma bolsa de estacionamento de retaguarda na plataforma superior da arriba e a formalização de um percurso pedonal de acesso à praia.

 

Foi também criado um passadiço rampeado de acesso ao areal, até então inexistente.

 

A empreitada, da responsabilidade da Luis Frazão, S.A., decorreu durante 122 dias e incluiu igualmente a reformulação do sistema de drenagem pluvial através da estabilização das bermas e condução do efluente em valeta até à linha-de-água.

 

Esta ação integra um conjunto alargado de intervenções de valorização e requalificação de espaços balneares que a sociedade Polis Litoral Sudoeste está a desenvolver ao longo dos 150 km de frente costeira que constituem o litoral alentejano e costa vicentina.

Please reload