2018.07

Inauguração da obra de Estabilização/Consolidação das Arribas da Praia da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, SA, executou com sucesso duas importantes empreitadas de consolidação e estabilização de arribas com vista à minimização de risco de pessoas e bens no litoral Sudoeste Alentejano. Uma no concelho de Sines (arribas do Portinho de Porto Covo) e outra em Odemira – arribas norte e este da praia da Zambujeira do Mar. Ambas as intervenções foram financiadas pelo POSEUR, com uma taxa de comparticipação de 85%, sendo o restante assegurado pelo Capital Social da Sociedade.

 

No que diz respeito às arribas da Zambujeira do Mar, as respetivas características geológicas e geotécnicas, associadas à ação dos agentes meteorológicos, provocaram ao longo dos anos ações de desgaste nessa massa rochosa, desencadeando um cenário de fenómenos de potencial instabilização por tombamento, colocando em risco pessoas e bens, quer na sua base - ao nível da praia - como no topo da crista das arribas norte e este - ao nível do espaço público da Zambujeira do Mar.

 

Assim, esta intervenção visou dar resposta à correção de situações problemáticas de erosão costeira verificadas na praia da Zambujeira do Mar e a salvaguarda dos sistemas naturais de arribas, conferindo-lhes condições de estabilização e reposição do seu equilíbrio ecológico, ao mesmo tempo que se promove a sustentabilidade económica do aglomerado urbano da Zambujeira do Mar, território de elevada procura turística, através da melhoria das condições de segurança para as atividades que aqui se desenvolvem.

 

A consolidação / estabilização destas arribas, tornando-as mais resilientes a fenómenos naturais, irá garantir a valorização e a manutenção da sustentabilidade da principal base económica deste núcleo urbano da Zambujeira do Mar, associada à pesca artesanal, ao uso balnear, aos desportos de mar e à oferta gastronómica.

 

A implementação desta obra revelou-se essencial para a salvaguarda dos sistemas funcionais e naturais das arribas norte e este da praia da Zambujeira do Mar, incidindo maioritariamente na proteção e reposição do equilíbrio do sistema natural das arribas sobranceiras à zona balnear, e na proteção de pessoas, salvaguardando ainda a fruição destes espaços pela população local e visitantes.

 

A obra de Estabilização/Consolidação das arribas norte e este da praia da Zambujeira do Mar implicou a realização dos seguintes trabalhos:

  • Aplicação de rede pregada, para conter eventuais blocos instáveis e prevenir a sua queda;

  • Colocação de rede de estabilização, com proteção contra a corrosão, fixada nos extremos superiores e laterais com ancoragens;

  • Remoção dos detritos rochosos depositados na parte inferior do talude, junto à fenda de tração, bem como a limpeza e saneamento da face da arriba e de blocos potencialmente instáveis;

  • Realização de enchimentos e reperfilamento de reentrâncias da arriba com betão ciclópico;

  • Instalação de geodrenos sub-horizontais;

  • Instrumentação e observação da arriba através da instalação de alvos topográficos refletores, ao longo da crista da arriba e do muro, e observação de todos os equipamentos instalados.

 

A obra, com elevados níveis de complexidade e risco de execução, iniciou-se em março de 2017 e foi concluída em março de 2018.

 

Ficha de Projeto

Please reload

Acionistas
Financiamento

Polis Litoral Sudoeste, Sociedade para a Requalificação e Valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S.A.(em liquidação)

Rua Serpa Pinto, n.º 32

7630-174 Odemira

 

geral@polislitoralsudoeste.pt

Tel 283 300 050

Fax 283 322 130

© 2014 Polis Litoral Sudoeste.

by CDB, Designing Business