COMUNICADO

PRAIA DO MALHÃO

Saber mais

A empreitada de Qualificação e Valorização da Praia do Malhão irá decorrer até finais de outubro.

 

Lamentavelmente, devido a condicionantes derivadas da complexidade do projeto (dadas as características paisagísticas e patrimoniais do local), do processo de autorização para intervenção em parcelas privadas de terreno, do considerável número de entidades com jurisdição sobre este território (sobre cuja intervenção emitem obrigatoriamente parecer técnico), e fundamentalmente, das especificidades do processo de financiamento comunitário (QREN) da intervenção, apenas foi possível iniciar a empreitada no mês de abril.

 

O adiamento do início desta empreitada não foi possível, por um lado, devido à obrigatoriedade de execução até ao próximo mês de outubro do financiamento comunitário aprovado, e por outro, porque está previsto que a Sociedade Polis Litoral Sudoeste entre em liquidação a 31 de dezembro do corrente ano.

 

Reconhecemos que não será, face ao contexto balnear do local, a melhor época do ano para a execução dos trabalhos da empreitada, pelos incómodos que inevitavelmente serão causados aos visitantes da Praia do Malhão. Porém, caso a empreitada não prosseguisse, seria definitivamente perdida a oportunidade de requalificar e valorizar esta praia no âmbito do Programa Polis Litoral Sudoeste.

 

No entanto, apesar de não ser possível aceder às áreas de estacionamento formal por se encontrarem atualmente em construção, minimizámos os inconvenientes dessa circunstância, criando condições para que o estacionamento se faça paralelamente à via de acesso, situação que tem vindo a ser adotada nas últimas semanas pelos muitos visitantes que se têm deslocado a esta praia.

 

A circulação pedonal e o acesso à praia estão garantidos.

 

Agradecendo antecipadamente a compreensão de todos, convidamos os utentes da Praia do Malhão a (re)visita-la após a conclusão dos trabalhos, quando poderão ser constatadas as melhorias significativas executadas nesta praia por muitos considerada uma das mais belas do país.